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Brindes Personalizados nos Dias de Hoje
Os Brindes Personalizados são uma estratégia que ganhou uma ótima reputação há algumas décadas. Antes, como eram utilizados mais para pequenas lembrancinhas, ou de um modo mais técnico, como uma forma de entrar do cliente contato com o fornecedor de serviços, caso algo precisasse de manutenção; os brindes personalizados não possuíam uma utilidade em si. Entretanto, isso mudou! As novas estratégias de Marketing de hoje tornou essas lembrancinhas personalizadas em uma parte fundamental para campanhas e eventos de sucesso.
Hoje, temos uma grande variedade de Brindes Personalizados, como os Brindes Corporativos para empresas maiores, visando presentear parceiros de negócios, Clientes ou mesmo colaboradores. Além disso, nasceram variações que, como raízes e plantas ramificando-se em um jardim, surgiram novas categorias. Podemos citar as mais famosas como:
Claro, não podemos nos limitar a essas categorias, há centenas, senão milhares! Por outro lado, essas possuem uma popularidade mais sólida entre as empresas que optaram pelos Brindes Personalizados.
Por que Brindes Personalizados são Eficazes?
A Psicologia por Trás dos Brindes Personalizados
As pessoas em geral possuem uma certa afinidade por aquilo que é de graça. Ou seja, Desde serviços especiais, descontos, zero juros, ou até mesmo objetos. Sendo assim, a oferta de um Brinde, já de início, desperta o interesse e a curiosidade na mente dessas pessoas. Associando positivamente a marca com essa ação com a marca.
Vendo isso, o Cliente terá uma certa conexão com a empresa, destacando ela das demais que apenas ofereciam serviços “brutos”, isso é, serviços que eram puramente aquilo que prometiam, sendo empresas boas, claro. Ou seja, não surgia aquele diferencial pró-ativo.
Por esse lado, quando alguém recebe um Presente Personalizado, é fácil sentir o desejo de retribuir o gesto gentil, sendo comprando os serviços ou produtos da empresa, recomendando a marca para os amigos, e até mesmo criando uma fidelidade entre eles. Além disso, essa relação é essencial no mercado competitivo que temos hoje.
O Poder do Reconhecimento da Marca
Ao distribuir Brindes Personalizados, a sua empresa está ganhando uma reputação positiva. A partir disso, os seus clientes, ao usarem os Brindes em seu dia a dia, eles lembrarão da sua empresa, da qualidade que ela transmite através das Lembranças.
aso o serviço for algo muito utilizado, o Cliente se sentirá instigado a ir atrás da sua marca com uma enorme frequência.
Brindes Como Escolher o Certo para Seu Público-Alvo
Público Alvo Conheça o Seu
Antes de mais nada, para que você possa escolher quais serão os Brindes Personalizados da sua campanha, é muito importante conhecer o Público-Alvo que você deseja aproximar. Sobretudo, você deve considerar fatores específicos que crie desde gêneros até demografias para avaliar o público certo.
Lembre-se dos principais fatores que uma empresa considera quando está procurando pelo seu público alvo:
- Idade;
- Gênero;
- Interesses;
- Necessidades;
Assim sendo, se você tem uma empresa de artigos esportivos, o seu público alvo, por raras exceções, não serão idosos ou crianças com menos de 7 anos. Também não serão interessados por eletrônicos, politicas, cursos, ou mesmo moda.
Do contrário, como os seus Clientes serão em geral, homens ou mulheres entre jovens adultos e meia-idade com um estilo de vida ligados a uma vida movimentada e saudável, você pode optar por Squeezes Personalizados, ou Bonés Esportivos Personalizados.
Por outro lado, há a possibilidade de pessoas mais jovens acompanharem seus pais ou irmãos mais velhos nessa rotina. E para não perder um futuro cliente, busque por esses brindes mais focados no público infantil, como confeccionando o mascote da sua empresa ou até personagens que ele pode gostar.
É muito importante ter uma noção de quantidade. Ou seja, mesmo que o público infantil possa vir a frequentar os seus serviços, eles serão mais um investimento de longo prazo. O foco sempre será os seus Clientes de agora para a sua empresa ganhar mais popularidade no futuro.
Brindes que Agregam Valor
Se você deseja um custo-benefício alto para a sua empresa, é natural que queira optar por Brindes Personalizados mais eficazes. Para isso, é importante saber quais são os itens que os seus clientes mais darão valor. A qualidade desses brindes também é um fator essencial para os seus clientes.
Se caso o seu Cliente precisar daquele brinde cotidianamente para realizar a suas tarefas, procure um item com maior durabilidade, que mesmo após meses ou anos de uso, ele persista com o máximo de qualidade possível.
Caso contrário, se o item for algo incomum de uso ou apenas uma boa memória que ficará em um local seguro para ser admirado, procure um item com maior custo-benefício. Tendo uma qualidade boa para mostrar a presença da sua marca, mas sem exageros que apenas cause prejuízo. Lembre-se, isso é um investimento, e investimentos procuram retorno.
Os Brindes Relacionados ao Setor
Agora, se procura outra maneira de Atrair os Clientes para o seu setor de atuação, você pode optar por algo que tenha a ver com o seu ramo. Por exemplo, se você é uma empresa de Tecnologia, procure oferecer Brindes Tecnológicos como Pendrives Personalizados, Fones Personalizados, Mouses Personalizados ou Itens ligados à tecnologia, como Mousepads Personalizados.
De outra forma, se você for do ramo de gastronomia, brindes como Abridores de Garrafa Personalizados ou Imãs de Geladeira com Receitas podem ser uma escolha interessante. E claro, não podemos esquecer da carta coringa. Os Calendários Personalizados são brindes “genéricos”.
Isso é, além de possuírem uma ótima utilidade é um brinde que agrega à marca e faz com que seus Clientes o olhem com certa frequência. Isso para todos os ramos que uma empresa pode possuir.
Dessa forma, com esses brindes, você estará alinhado com as necessidades e gostos dos seus Clientes e isso reforçará a identidade da sua marca.
Personalização: A Chave para o Sucesso
O Impacto da Personalização
A Personalização é, sem dúvidas, a principal características que os Brindes Personalizados possuem para causar a eficácia que tanto procuramos com eles.
Com ela, você pode adicionar a marca ou o logotipo da sua empresa, uma frase especial, desde uma mais genérica que crie um apego emocional com o cliente ou até um jingle que faça ele se lembrar da sua empresa com uma maior facilidade. Também é possível optar pelo próprio nome do Cliente.
De fato, a Personalização mostra que você valoriza o seu cliente, tornando a relação entre a empresa e ele algo mais especial.
Assim, por um lado, empresas pequenas possuem uma maior facilidade de fidelização, por possuírem um número menor de clientes, é mais fácil de se lembrar de seus nomes, o que os tornam especiais e bem-vindos ao local.
Nesse caso, Brindes Personalizados são bem-vindos mais como uma estratégia para conquistar novos clientes também. Mas claro, agradar os Clientes já fidelizados é sempre uma atitude bem vista.
Por outro lado, empresas maiores possuirão essa dificuldade, muitas optam por diversos funcionários de comunicação para isso. Sabem o número médio que um colaborador pode decorar de rostos e nomes e os usam de forma estratégica para lembrar o máximo de nomes para causar este efeito.
Mas, na hora de presentear o Cliente pode ser uma tarefa mais desafiadora. Para isso, elas escolhem a famosa estratégia da “Coca”.
Criar uma série de brindes com nomes variados em uma grande escala e vendê-los por um preço muito barato ou até procurando em estoque se há aquele nome para o cliente também são boas opções. Isso criará um certo efeito de respeito e afeto do cliente.
Se este for o seu caso, considere essa estratégia como um grande investimento!
Dicas para Personalizar Brindes de Forma Eficaz
Outro fator muito importante na hora de Personalizar os seus Brindes é considerar o local onde ocorrerá essa customização. Além da personalização clara e legível, isso é, fácil de se reconhecer, o local é muito importante.
Considere opções que façam com que a marca ganhe destaque ao máximo ou que tenha uma sutileza, mas que a deixe sempre a mostra. Essas opções são as que mais trazem resultados o mercado.
Por outro lado, escolhas como cores e a fonte devem se alinhar com a ideia da marca e com o Brinde Personalizado que você planeja utilizar.
Realize uma Pesquisa com seus Clientes
Por fim, após realizar esses métodos, é necessário coletar o feedback dos seus clientes. Confirme se eles gostaram do brinde, se foi útil, se é um item de alta qualidade. Mostre engajamento e preocupação genuína. Pois, além disso, entregar uma visão melhor sobre o que você pode fazer em uma próxima oportunidade, também vai complementar nessa relação entre cliente e empresa.